Home » , , » O MARCO DE TOUROS -RN - O BRASIL FOI DESCOBERTO AQUI?

O MARCO DE TOUROS -RN - O BRASIL FOI DESCOBERTO AQUI?

Written By ozii on terça-feira, 6 de dezembro de 2011 | 08:56

Para Câmara  Cascudo,o Marco de Touros muda a rota do Descobrimento.Suas pesquisas e estudos comprovam que a posse e a propriedade do Brasil se deram ,não em Porto Seguro na Bahia, mas na praia de Touros, a 145km de Natal O marco é o mais antigo objeto de presença européia em continente americano.Foi colocado na praia por Américo Vespúcio.Cascudo descobriu o monumento, identificou o Marco e fez um livro sobre o assunto.

Câmara Cascudo e o Marco de Touros

O Professor Diógenes da Cunha Lima,confirma que pouca gente sabe que o Brasil nasceu juridicamente no Rio Grande do Norte.Para ele, não existe em Porto Seguro, nada da presença de Pedro Álvares Cabral, ao contrário do que sucede no Rio Grande do Norte, onde a passagem de Vespúcio é confirmada em documentos.
Já o escritor e pesquisador Lenine Pinto autor de uma tese sobre o assunto, assegura que o Brasil foi descoberto em Touros e que o Monte Paschoal era a Serra do Cabugi.Tese polêmica,que tem gerado muitas discussões entre pesquisadores.
A tese de que o Brasil nasceu aqui, no Rio Grande do Norte, defendida pelo pesquisador Lenine Pinto,demonstra uma série de dados a serem contestados na história oficial.
Entre seus argumentos, a chantagem do Marco de Touros é uma das peças chaves de esclarecimentos. Para ele era normal chantar um marco no ponto onde chegavam e ao alcançarem o mar chantavam o segundo marco. "O Brasil tinha dois padrões (marcos), um em Touros e outro em Cananéia, em São Paulo", ressalta Lenine. Em documentos há relatos de que Cabral percorreu duas mil milhas na costa brasileira. "Duas mil milhas é exatamente a distância entre a ponta do calcanhar (RN) e Cananéia", afirma.

Outros Argumentos que sustentam a tese de Lenine,estão relatados no seu livro "Reinvenção do Descobrimento" lançado pela editora : RN Econômico -Emp. Jornalística -1968. Vale a pena conferir!
POR QUE PORTO SEGURO E NÃO TOUROS?


Os defensores da tese de que o Brasil foi descoberto em Touros, argumentam que: "Portugal era muito pequeno.Se dissesse qual o verdadeiro caminho, em pouco tempo, navegadores ou "piratas"espanhóis ou italianos estariam lá. Porto Seguro foi uma embromação dos portugueses, para fugir da concorrência! (Gildson Oliveira- Livro:Câmara Cascudo-um homem chamado Brasil Ed.Brasília Jurídica -1999 )
Para o historiador baiano Pedro Calmon,o Marco que Porto Seguro ostenta é apenas um "Comemorativo" do descobrimento, provavelmente posto ao iniciar-se a colonização" o que remeteria a uma data a partir de 1535.
                              


             Rio Grande do Norte ou Bahia?


Como seria interessante se as nossas Escolas e Universidades promovessem esse debate! Não como dísputa política, mas como uma investigação que nos levasse a pesquisar, pensar, estabelecer hipóteses.Melhor que continuar insistindo em passar para as gerações a fabulosa história de que nossos heróis portugueses nos descobriram por acaso, depois de passar todo tipo de provações no desconhecido caminho que percorreram.


Fonte:http://papjerimum.blogspot.com/2011/08/o-marco-de-touros-rn-o-brasil-foi_02.html
PUBLICIDADE



0 comentários:

Postar um comentário

 
Support : Fotos | Contatos | Sobre
Copyright © 2011. TourosRN - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Ozildo Terceiro