Home » , » OS PORTUGUESES NO LITORAL POTIGUAR (1501) MARCO DE TOUROS

OS PORTUGUESES NO LITORAL POTIGUAR (1501) MARCO DE TOUROS

Written By ozii on sábado, 29 de outubro de 2011 | 07:53



O “Marco de Touros” é o mais antigo padrão colonial e o primeiro monumento chantado na terra brasileira. Foi enfincado sobre um cômoro de areia, acompanhado de pedras menores (“tenentes” ou “testemunhas”), no local de latitude 5º, 4’, 61” s/ longitude 35º, 47’, 4” W, a nove quilômetros do Canto de Cima, Município de Touros, logo depois de “Cotia”, atualmente denominado PRAIA DO MARCO, divisa do Município de São Miguel do Gostoso com o Município de Pedra Grande.
“O documento colonial é uma pedra calcária de granulação fina, de mármore, medindo 1,28 metros de altura e 20 centímetros de espes­sura; 0,30 centímetros de largura; 1,05 de contorno, contendo a cruz da ordem de Cristo em relevo. Em posição inferior, escudo de Portugal; cinco escudetes em aspas com cinco quinas postas em Santos já sem bordaduras dos castelos.”
O Marco foi trazido, em 1501, a mando do Rei de Portugal Dom Ma­noel, numa esquadra lusitana composta de três caravelas, comandada pelo capitão André Gonçalves. Alguns historiadores registram Gaspar de Lemos, com a presença do Florentino Américo Vespúcio, objetivando afirmar a soberania portuguesa em nosso país.
         Tombado como monumento nacional, em 1976, o “Marco de Touros” foi transportado     para Natal, encontrando-se atualmente na Fortaleza dos Reis Magos. No local onde a pedra foi chantada (“Praia do Marco”) resta um marco simbólico.
PUBLICIDADE



0 comentários:

Postar um comentário

 
Support : Fotos | Contatos | Sobre
Copyright © 2011. TourosRN - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Ozildo Terceiro