Home » , » PRAIA DA PONTA DO CALCANHAR

PRAIA DA PONTA DO CALCANHAR

Written By ozii on sábado, 29 de outubro de 2011 | 08:08

ORIGEM DO NOME – A denominação de “Ponta do Calcanhar” justifica-se em razão da formação de pequenas dunas na ponta da enseada, cujos contornos apresentam o formato de um pé, realçando as linhas do “calcanhar”, parte posterior do pé.
ASPECTOS – Praia selvagem, com faixas largas de areias salpicadas por pedras. O mar tem ondas fortes. Chama a atenção o talhe do “Farol do Calcanhar”. A BR 101, com 4.542 km, tem início na Praia da Ponta do Calcanhar, seguindo até o Rio Grande do Sul. O trecho ligando “Ponta do Calcanhar” a Natal foi projetado, no Governo Geraldo Melo, pelo arquiteto Jaime Lerner. A obra foi concluída no Governo Garibaldi Filho.
HISTÓRICO – Segundo afirmação do Barão do Rio Branco, a “Ponta do Calcanhar” foi avistada, em 26 de janeiro de 1500, pelo espanhol Vicente Yanez Pinzon, companheiro de Cristóvão Colombo na viagem do descobrimento da América. Importa registrar que essa versão recebeu veemente discordância do escritor Duarte Leite.
Os aspectos históricos da Praia da Ponta do Calcanhar estão relacionados com a presença do “farol do Calcanhar”, construído no ano de 1912. A atual estrutura do rodofarol, que mede 62 metros de altura, data do ano de 1943. Marco importante para a navegação marítima e aérea, o “rodofarol do Calcanhar” é o maior farol da América Latina e o segundo maior do mundo em altura focal. Seus lampejos têm a duração de três décimos de segundo e uma oculfação de 9,7 segundos. Seu alcance luminoso é de 39 milhas náuticas, o que equivale aproximadamente a 80 km. O Farol está sob os cuidados da Gloriosa Marinha do Brasil, sendo permitida a visitação às suas instalações aos sábados, domingos e feriados, nos horários de 10 às 14h.
REGISTRO – O conceituado pesquisador Lenine Pinto reúne em dois livros informações, com base em fontes documentais e evidências náuticas, de que a expedição de Pedro Alvares Cabral chegou aos arredores da Ponta do Calcanhar, na área do Cabo de São Roque, no dia 23 de abril de 1500, e não em Porto Seguro no dia 22 de abril de 1500 como registra a grande maioria dos historiadores.
A teoria de Lenine defende que o Marco de Touros teria sido chantado por Cabral, devendo ser levado em consideração que as correntes marítimas conduziam as expedições portuguesas para a Ponta do Calcanhar, no Cabo de São Roque, e não para Porto Seguro. “As cartas apontam que o navegador português percorrera 2 milhas náuticas da costa brasileira. De Cananéia, onde foi chantado o segundo marco, 2 milhas acima está o Cabo de São Roque. No livro “Ainda a Questão do Descobrimento”, Lenine Pinto aponta a área da Ponta do Calcanhar como provável ancoradouro de Pedro Álvares Cabral, o ponto mais setentrional.
PRAIA DO MUNICÍPIO DE TOUROS.
ACESSO – BR 101/RN 023.
DISTÂNCIA DE NATAL – 98 km.
PUBLICIDADE



0 comentários:

Postar um comentário

 
Support : Fotos | Contatos | Sobre
Copyright © 2011. TourosRN - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Ozildo Terceiro