Home » , » PRAIA DE TOUROS

PRAIA DE TOUROS

Written By ozii on sábado, 29 de outubro de 2011 | 08:07

ORIGEM DO NOME – A Praia de Touros tem esse nome desde o século XVI. Os antigos moradores relacionam o nome ao rochedo de pedras existente na praia, com forma de uma cabeça de touro.
ASPECTOS – Cada parte do todo é suficiente para originar admiração à paisagem da Praia de Touros. A enseada possui mar com ondas fortes, faixa de areia batida e pedras nas extremidades da orla. À beira-mar, pode-se enxergar o “farol do Calcanhar” sinalizando a formosura do litoral.
A cidade de Touros, esquina do Brasil, possui população hospitaleira e festiva. Na praça central estão expostos os canhões que foram utilizados na ocupação holandesa de 1640. A igreja católica conserva as linhas arquitetônicas características da fase barroca. As águas de Touros costumam receber a visita de golfinhos. A CULINÁRIA de Touros destaca o peixe grelhado ao molho de camarão, o peixe à delícia e os frutos do mar.
HISTÓRICO – No litoral de Touros, foi fincado, em 1501, o primeiro marco do descobrimento em terra brasileira. A Praia do Marco atualmente pertence ao município de São Miguel do Gostoso.
Em 1640, Touros foi local de ocupação holandesa. O início do seu povoamento ocorreu no final do século XVII, em razão da expansão de Ceará-Mirim.
Touros, em 1832, tinha 202 fogos e 592 almas. Escola estadual desde 1827. Município em 11 de abril de 1833. Cidade, em 29 de março de 1938. Em 1843, presença marcante do professor Manoel Felipe Raposo Câmara. Nessa época, tem início a solidificação da vila de Touros através das famílias Amaral, Teodoro, Mota e Antunes
REGISTRO – A construção da Matriz de Touros ocorreu em 5 de setembro de 1800. Em fins do século XVIII as águas do mar quando subiam chegavam ao patamar da Matriz que estava em construção. O frei Serafim de Catânea sabendo da situação mandou buscar na Mata do Urubu em Santa Luzia, madeira para construir uma cruz, e chantá-la em frente à Matriz para tentar afastar as águas. Por força da fé ou providência divina as águas se afastaram. Desde então ficou chantado em Touros o marco de frei Serafim.
ARTESANATO – Trabalhos de labirinto, madeira, bonecas de pano, etc.
CURIOSIDADE – As “bandeirinhas”, grupo folclórico, de origem secular, composto de senhoras idosas de Touros. Durante a festa de São João, as devotas do santo, após a meia-noite, seguem em cortejo para o rio Maceió, na crença de que, vendo o rosto no espelho da água, não morrerão, pelo menos até o próximo São João.
LENDAS – Touros possui um fantástico repertório de lendas: assombração da cara grande, o grito do mês de maio, a procissão, o esqueleto de Baravinga, o bicho que carregou Matilde, entre outras. (A exposição dessas lendas está, na íntegra, contida no livro “Touros-Uma Cidade do Brasil”, do ilustre escritor Nilson Patriota).
PRAIA DO MUNICÍPIO DE TOUROS.
ACESSO – BR 101/RN 023.
DISTÂNCIA DE NATAL – 96 km.
 
TOUROS BEACH
The beach has this name since the XV century. At the end of the XVI century, people started calling it “Porto dos Touros”, although there were no settlement there. The first inhabitants related the name of the rocks in the beach with the form of a bull head.
Each part as a whole is enough to cause admiration to the Praia dos Touros landscape. The inlet has a sea with strong waves, flatted ground sand and stones at the seaside extremities. Touros city, corner of Brazil, has a hospitable and festive population. At central square there are canions exposed that were used at Danish invasion in 1640. The catholic church has the same architecture characteristic of the barroque fase.
The “Bandeirinhas” (little flags), a secular folkloric group formed by old ladies from Touros, go in procession till Maceió river during Saint John’s celebrations. They believe that seeing their faces in the mirror of the river’s water will make them avoid death, at least until next Saint John’s.
PUBLICIDADE



0 comentários:

Postar um comentário

 
Support : Fotos | Contatos | Sobre
Copyright © 2011. TourosRN - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Ozildo Terceiro