Home » , » PRAIA DE MONTE ALEGRE

PRAIA DE MONTE ALEGRE

Written By ozii on sábado, 29 de outubro de 2011 | 08:11

ORIGEM DO NOME – Topônimo sugerido no ano de 1929 pelo fundador do vilarejo da Praia de Monte Alegre, que resolveu homenagear o lugar onde havia nascido - Monte Alegre - situado na Paraíba.
Curiosamente, há municípios com o nome de “Monte Alegre” em Goiás, Minas Gerais, Sergipe, Pará, Piauí e São Paulo.
ASPECTOS – A tranqüila e reta Praia de Monte Alegre tem mata virgem na orla, onde estão fixados alguns sombreiros de palha. As dunas emolduram a faixa plana de areias alvas e águas cristalinas, convidativas para um mergulho. A litoestratigrafia da Praia de Monte Alegre é composta de dunas móveis e sedimentos de praia. A oeste, paleodunas.
A região onde está situada a Praia de Monte Alegre contém solos pouco férteis, textura arenosa e relevo plano. Entre o vilarejo de Monte Alegre e a pancada do mar, sobressaem-se belos coqueiros eretos com estipe de feixes folharados, caducos e atuais, que ventilam um precioso refúgio tropical.
HISTÓRICO – Antes de 1932, o vilarejo de Monte Alegre denominava-se “Buraco”. A reduzida população, insatisfeita em morar num lugar chamado “Buraco”, aceitou a sugestão de Lutero Barbosa e alterou o nome para “Monte Alegre”, o que resultou em expansão do vilarejo, que passou a receber novos habitantes, oriundos das cercanias, especialmente de São Miguel.
Lutero Barbosa, agricultor paraibano, nasceu em 8 de setembro de 1886 e faleceu em 31 de março de 1977. O grande líder e organizador de Monte Alegre chegou ali, em 1932, inicialmente construiu moradia no Sítio “Soledade”, para em seguida constituir família e exercer funções relevantes de vereador, delegado e professor.
O vilarejo tem a proteção de Nossa Sra. da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil. O templo religioso foi construído em 1986, com terreno doado por Nivaldo Garcia. A administração foi entregue aos aposentados Luiz Ribeiro Rodrigues e Pedro Carlos da Silva.
O pequeno porto de Monte Alegre foi inaugurado por Nilo Modesto. No início do século XXI, o lugar serve de abrigo e ancoradouro para oito barcos que são utilizados por cinqüenta pescadores de camurupim e cioba.
Em 20 de janeiro de 2003, foi inaugurado o Laboratório de Camarão “Potiporã”, que cuida da reprodução da larva do camarão. A atividade de aqüicultura representa para a comunidade do vilarejo de Monte Alegre geração de emprego e renda.
MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS – O folclore do Município de Touros, onde está situada a Praia de Monte Alegre, distingue-se a partir das apresentações de bumba-meu-boi, capelinhas, bandeirinhas, coco-de-roda e pastoril.
PRAIA DO MUNICÍPIO DE TOUROS.
ACESSO – BR 101/RN 221.
DISTÂNCIA DE NATAL – 110 km.
PUBLICIDADE



1 comentários:

  1. temos que observar, não só apenas o lado bom de seu Lutero Barbosa, mas sim também a ezploração que ele fez, com o grupo indigina que morava em Monte Alegre

    ResponderExcluir

 
Support : Fotos | Contatos | Sobre
Copyright © 2011. TourosRN - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Ozildo Terceiro