Home » , » PRAIA DE SÃO JOSÉ DE TOUROS

PRAIA DE SÃO JOSÉ DE TOUROS

Written By ozii on sábado, 29 de outubro de 2011 | 08:10

ORIGEM DO NOME – O topônimo faz homenagem a São José, o padroeiro das causas difíceis.
São José, esposo de Maria, mãe de Jesus. Pai nutrício de Jesus, assistiu a seu nascimento, levou-o com Maria para o Egito e, depois, para Nazaré onde se tornou carpinteiro. Festejado a 19 de março.
ASPECTOS – Praia com rica vegetação, sobressaindo-se o canchal de carnaubeiras à beira-mar. Na parte central da orla, encontram-se barreiras que resultam em miradouros especiais, onde se vê a linda paisagem de São José. A areia é batida com pedras. O banho torna-se aprazível no início e no final da praia.
HISTÓRICO – São José de Touros, em 1832, contava com 42 fogos e 178 almas.
A família “Tarquino” desempenhou importante papel durante a organização inicial do conjunto de pequenas habitações com características idênticas (1880) que formou a simpática povoação da Praia de São José de Touros. Os precursores foram o pescador Luís Tarquino e sua esposa Maria da Silva Tarquino. Surgiram, na mesma época, as residências de Benedito de Touros, Delfino Tarquino, Manoel Tarquino, João Raimundo, João Batista e Antônio Marcolino, todos participantes da atividade pesqueira.
O engenheiro militar Antônio Florêncio Pereira do Lago, líder da Retirada de Laguna, durante a Guerra do Paraguai, feito histórico militar, nasceu a 10 de maio de 1825 em São José de Touros. Filho de um humilde pescador tornou-se herói combatente brasileiro, nasceu pouco favorecido e tornou-se um exemplo de vencedor. O sobrenome Pereira do Lago foi-lhe dado pelo intendente municipal Manoel Modesto Pereira do Lago, seu padrinho. O herói de São José tornou-se comandante geral da Polícia da Corte, em 1885. Faleceu no primeiro dia do ano de 1892. É patrono do grupo escolar mais antigo da cidade de Touros (15 de abril de 1928).
São José de Touros contava, no ano 2000, com 1.500 habitantes, e a sua primeira pousada foi “Enseada dos Amores”.
CURIOSIDADE – Os primitivos habitantes de São José de Touros prestaram homenagem a São Sebastião escolhendo-o padroeiro do povoado. Mas, com o decorrer do tempo, avolumaram-se as indagações populares sobre a escolha do patrono. O lugar recebeu, então, o nome de São José, mas o direito do padroado foi também concedido a São Sebastião. Sabiamente a população interessada em ter São José como protetor e não deixar de reverenciar a grandeza de São Sebastião, encontrou a solução: São José, o padroeiro, e São Sebastião, o co-padroeiro da bela Praia de São José de Touros. As imagens dos dois santos foram colocadas no altar sagrado da igreja de São José de Touros.
PRAIA DO MUNICÍPIO DE TOUROS.
ACESSO – BR 101/RN 221.
DISTÂNCIA DE NATAL – 104 km.
PUBLICIDADE



0 comentários:

Postar um comentário

 
Support : Fotos | Contatos | Sobre
Copyright © 2011. TourosRN - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Ozildo Terceiro