Home » , » PRAIA DA BARRA DO PUNAÚ

PRAIA DA BARRA DO PUNAÚ

Written By ozii on quarta-feira, 3 de agosto de 2011 | 10:29

ORIGEM DO NOME – O nome “Punaú” vem do tupi paná-u (“rio das borboletas”). Rio de água escura e limpa, margeado por uma floresta cheia de borboletas (“De belbellita”, calcado em belo).
ASPECTOS – Os contrastes geofísicos existentes no lugar, dão-lhe valor paisagístico singular. Destaca-se aí a foz do rio “Punaú”, no Atlântico. Na Praia da Barra do Punaú, quando o sol mergulha no horizonte, o céu abrolha numa exuberância de formas violáceas e purpúreas, em contraste com os contornos escuros e elegantes dos coqueiros sombrejantes dispostos proximamente uns dos outros, formando um cenário ricamente encantador. Na praia existe um terminal turístico e gastronômico, onde se alugam ultraleves para vôos. A CULINÁRIA da Praia da Barra de Punaú destaca os peixes e frango grelhados, e os frutos do mar.
HISTÓRICO – As terras do sítio “Zumbi”, na Praia do Punaú, apareceram, em 1777, registradas sob a posse de Manoel Gomes Tição.
A Barra do Punaú contava, em 1832, com 8 fogos e 44 almas.
Durante centenas de anos, a Barra do Punaú esteve desabitada. Somente a partir do século XIX, algumas famílias descobriram os encantos de Punaú, a saber: o português André Soares da Silva, que construiu a primeira casa de pedras localizada próximo da barra (atualmente podem ser vistas as ruínas dessa casa), Ana Soares da Silva, José Soares de Paiva, Cipriano Raposo de Melo, Joaquim José da Costa, José Pegado da Rocha, Luís Barbosa do Nascimento e Maria Matilde da Silva, Oséias Barbosa do Nascimento, Eugênia de Souza Barbosa.
Seguiram-se com grande importância para a história de Punaú, as famílias “Pegado”, “Rocha”, “Cruz”, “Silva”, “Fagundes”. Curiosamente, essas famílias que se aglutinaram para formar o núcleo habitacional do paraíso litorâneo Punaú, emigraram, paulatinamente, para regiões arrabaldes, estabelecendo fazendas em “Punaú Vale”, “Barbosa” ou habitando na praia de Zumbi. Assim a praia de Punaú voltaria a ser um lugar ermo.
No entanto, a partir de 1991, o empresário e advogado Antônio Paiva, filho de João Fagundes da Rocha e Ana de Paiva Fagundes, antigos moradores de Punaú, idealizou um complexo de turismo (“Punaú Praia Hotel”) aproveitando os dotes físicos dessa praia. O empreendimento estancou a solidão da praia, que passou a ser local de interesse turístico.
CURIOSIDADE – A beleza da Barra do Punaú serviu de cenário para a gravação de um comercial da “Nestlé”, em janeiro de 1993, com atuações de modelos venezuelanos, americanos e o modelo brasileiro Luciano Szafir, bem como à gravação do comercial da cerveja “Kaiser”, em dezembro de 2000.
PRAIA DO MUNICÍPIO DE RIO DO FOGO.
ACESSO – BR 101/RN 064.
DISTÂNCIA DE NATAL – 63 km.


BARRA DO PUNAÚ BEACH
ORIGIN OF THE NAME - From the “tupi” (an Indian language) “paná-u” (Butterflies River).
The geophysical contrasts of the place, give to it a single landscape value. We can point out Punaú River mouth in the Atlantic Ocean. At Barra do Punaú Beach, when the sun dives in the horizon, the sky blossoms in a luxurious bluish-purple and reddish-blue forms, in contrast with the dark and elegant shape of the shady coconut-palm trees planted one next to the others, forming an enchanted richness scenary. At the beach there is a touristic and gastronomic center, where we can rent ultraleves to fly.
The beauty of this beach was the background for a Nestlé’s commercial in January 1993 with models from Venezuela, North America and from Brazil, Luciano Szafir who is also an actor. Kaiser, the beer, also used the place for a commercial in 2000.
PUBLICIDADE



0 comentários:

Postar um comentário

 
Support : Fotos | Contatos | Sobre
Copyright © 2011. TourosRN - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Ozildo Terceiro