Home » , » PRAIA DE ZUMBI

PRAIA DE ZUMBI

Written By ozii on quarta-feira, 3 de agosto de 2011 | 10:36

ORIGEM DO NOME – O nome provém do enorme sítio Zumbi que existia ali no século XVIII. “Zumbi” deriva de n’zumbi (espectro, duende, assombração), de origem africana. No vocábulo bunda, zumbi significa “alma do outro mundo”. No século XVIII, em Angola N’Zambi é divindade. N’Zambi é Deus. N’Zumbi é espectro. O sítio “Zumbi” recebeu esse nome por ser lugar ermo e escuro.
No início dos anos 1970, em razão do significado do termo “Zumbi”, habitantes do povoado promoveram grandes manifestações em favor da mudança do nome de Praia de Zumbi para Praia de São Sebastião. O clamor não surtiu efeito. Apenas fez aumentar o número de simpatizantes da alteração do nome, sugerindo homenagear o santo padroeiro do local. Há uma corrente entre os moradores de Zumbi que sugere alterar o nome do lugar para Olinda do Norte.
Existem locais com o nome de “Zumbi” nos estados de Pernambuco e Alagoas.
ASPECTOS – Charmosa enseada, com coqueiros por toda a extensão. As águas são limpas e moderadas. Apanham-se peixes miúdos com rede e pescam-se camarões de boa qualidade. O lugar tem dunas baixas, areias finas e ar puro. Além da colônia de pescadores, há o povoado veranista, onde se encontram terminais gastronômicos.
HISTÓRICO – As terras do sítio “Zumbi”, na Praia de Punaú, sob a posse de Manoel Gomes Tição, em 1777 incluíam o local que atualmente é denominado “Zumbi”.
Zumbi contava em 1832, com 31 fogos e 148 almas. Somente à volta de 1854, floresce o povoado de Zumbi, instante da chegada das famílias “Cardoso”, “Ferreira”, “Gomes”, “Costa”, “Borges”, etc., próximo ao cemitério velho. O primeiro professor de Zumbi foi Antônio da Silva Bondade (1877). Em janeiro de 1911, ocorre o naufrágio do navio mercante São Luis na “risca”.
Zumbi, em 1930, tinha 568 habitantes e 81 fogos; Capelinha de São Sebastião erguida parália à pancada do mar. Logo em seguida surgiu a escola “Professor Zacarias Gomes”. O industriário Francisco Couto e sua esposa Raimunda Couto (Mocinha) inauguraram o verão de Zumbi, em 1975.
Em 1981, a antiga igreja cedeu lugar a outra construída defronte à imensidão do Atlântico, através dos esforços da comunidade.
Em 2000, havia três mil habitantes.
LENDA – Alguns antigos habitantes de Zumbi que moravam à margem da estrada que terminava na porta da ermida de São Sebastião, costumavam ter, de quando em quando, a visão noturna e sobrenatural da cena de uma procissão de fiéis entoando preces, levando a imagem do Santo Padroeiro. A professora Valdete Gomes da Silva, importante educadora de Zumbi no final do século XX, testemunhou na sua infância o surgimento da “Lenda da Procissão de São Sebastião”.
GRUPOS FOLCLÓRICOS – Grupo de Capoeira da Fundação “São Miguel”.
PRAIA DO MUNICÍPIO DE RIO DO FOGO.
ACESSO – BR 101/RN 064.
DISTÂNCIA DE NATAL – 72 km.










    
ZUMBI BEACH
ORIGIN OF THE NAME - From the word “n’zumbi” (ghost, hobgoblin, spook), African origin.
Charming inlet, with coconut-palm trees around the extension. Clean and moderate waters. It is easy to get little fishes with a fishing-net and it is possible to fish shrimps of good quality. The place has low dunes, fine sand and pure air. There is a fishermen community and also a summer vacationist village.
Some old inhabitants of Zumbi who lived by the road next to São Sebastião’s small church used to have some supernatural visions at night: the scene of a group of catholic people praying and carrying the image of their patron saint. The teacher Valdete Gomes da Silva, important educator from Zumbi during the end of the 20th century, witnessed in her childhood, the appariton of “São Sebastião’s Procession”.
PUBLICIDADE



0 comentários:

Postar um comentário

 
Support : Fotos | Contatos | Sobre
Copyright © 2011. TourosRN - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Ozildo Terceiro