Written By ozii on sábado, 29 de outubro de 2011 | 07:56

ORIGEM DO NOME – O topônimo surgiu em razão do fenômeno natural que propicia o encontro da lagoa do Fogo com o mar, formando um rio, o rio do Fogo. Assim, a praia recebeu o nome de PRAIA DO RIO DO FOGO.
No entanto a cultura popular de Rio do Fogo prefere associar o nome à vocação peculiar dos ocupantes da região, considerados “povo festeiro” ou “povo fogoso”.
Por sua vez, a lagoa do Fogo recebeu esse nome em virtude das aparições de um grande círculo de fogo à sua volta, fato presenciado e divulgado pelos moradores que participaram do começo da povoação da localidade.
ASPECTOS – A Praia do Rio do Fogo faz emergir encantos e causa admiração através de seus elementos geográficos. As folhas dos coqueiros, animadas pelo sopro da suave brisa marítima, dão ritmo à parte norte desse paraíso. No lado sul, dunas baixas, com vegetação nativa, parece guardar os barcos coloridos, abrigados sobre areias finas e alvas. As águas apresentam ondas fracas, circundadas por arrecifes. Rio do Fogo possui uma vila ativa de pescadores de garoupa, dourado, cavala, bonito, agulha, cioba e serra. Destaca-se o artesanato pesqueiro e a presença de um aparelhado spa (local de recuperação da saúde e modelagem do corpo).
O “farol do Rio do Fogo”, localizado nos recifes, foi construído em 1932 e modificado em 1957. Tem 12 metros de altura e um alcance luminoso de 10 milhas.
HISTÓRICO – O termo de doação por sesmaria, data de 1723, de uma propriedade no cabo do rio do Fogo. Donatário: José Moraes Navarro, sargento-mor do Terço dos Paulistas.
O início do povoamento de Rio do Fogo ocorreu por volta de 1877, quando algumas famílias, fugindo da seca, emigraram do sertão para habitarem próximo às margens do rio Roxo, que depois se denominou “rio do Fogo”. O baluarte povoador foi Gabriel Lourenço Ferreira. Em 1930, existiam 808 moradores, 105 fogos e capela dedicada a Nossa Senhora dos Navegantes. Em 1941, havia escola destinada ao ensino primário. Miguel Arcanjo de Castro tornou-se o primeiro professor do povoado.
Em 21 de janeiro de 1995, através da Lei n.º 6.842, Rio do Fogo desmembrou-se de Maxaranguape, tornando-se município.
CURIOSIDADE – Em 29 de janeiro de 2001, foi inaugurada uma agência dos “Correios e Telégrafos” na Praia de Rio do Fogo. O acontecimento foi motivo de comemoração, uma vez que o Município de Rio do Fogo era o único do país que não dispunha dos serviços dos “Correios”.
MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS – Pastoril, Mamulengo, Boi de Reis, Fandango e Lapinha.
ARTESANATO – Confecção de artigos destinados à pescaria, rendas e labirintos.
PRAIA DO MUNICÍPIO DE RIO DO FOGO.
ACESSO – BR 101/RN 064.
DISTÂNCIA DE NATAL – 86 km.
PUBLICIDADE



1 comentários:

 
Support : Fotos | Contatos | Sobre
Copyright © 2011. TourosRN - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Ozildo Terceiro