Home » , » PRAIA DE PEROBAS

PRAIA DE PEROBAS

Written By ozii on sábado, 29 de outubro de 2011 | 07:57

ORIGEM DO NOME – O nome “Perobas” provém do tupi ipê-ropa (“a casca amarga”). Designação de árvores das famílias das apocináceas e das bignoniáceas que têm madeiras de boa qualidade. As perobas são encontradas na região onde está situada a Praia de Perobas.
ASPECTOS – Perobas é um lugar fascinante. Praia com peculiar cenário de dunas baixas, que margeiam as areias finas banhadas pelas águas rasas e moderadas do mar. Há belos coqueiros baixos no lado sul da orla. Mas são imponentes os coqueiros altos postados na parte norte da beira-mar. Em Perobas se alugam lanchas destinadas à travessia da praia até os flutuantes armados em alto-mar e realizam-se constantemente programas e projetos ecológicos utilizando-se os caracteres naturais da região. Perobas é uma dentre as muitas praias beneficiadas pelo Projeto “Tamar”, criado para apoiar, agilizar e possibilitar o trabalho de preservação das tartarugas marinhas, desenvolvendo técnicas inovadoras de preservação e promovendo a integração das comunidades praieiras às atividades protecionistas.
Gastronomia: galinha caipira, costela de porco, pato à cabidela, carneiro e frutos do mar. Destaque para o famoso pastel de arraia, delícia divulgada pela apresentadora de televisão Ana Maria Braga.
HISTÓRICO – A aglomeração humana de Perobas começou a tomar forma com a fixação da família “Ferreira” (segunda metade do século XIX), seguida, na mesma época, pelas famílias “Dias” e “Cabral” (1905). Tomaz Ferreira da Costa, que se casou com Maria Brito da Costa, é apontado como grande líder na fase inicial do vilarejo. José Ferreira da Costa, que se casou com Maria Monteiro da Costa, vinda de Santa Luzia do Saco, inaugurou a atividade comercial em Perobas. Os precursores – a família “Ferreira” – obtinham seu sustento através de pequenas plantações e principalmente da venda de cocos.
A capela de Nossa Senhora da Conceição e a escola municipal surgiram em 1954. Perobas contava, no ano 2000, com 500 habitantes.
Em dezembro de 2002, o empresário Lavoisier Monteiro da Costa construiu a “Pousada do Vozinho”. Depois surgiu a Pousada de Marcos Barreto e Coronel Paulo.
CURIOSIDADE – Durante o período que assinalou a Segunda Guerra Mundial, os moradores de Perobas observaram perplexos algumas fortalezas voadoras cruzarem o espaço aéreo em missão bélica e oficial. Conta o anedotário popular que Antonio Ricardo “o mestre” e José Guedes, moradores dessa praia, espantados com o inusitado, denominaram o avião de “leopardo voador”, comparando a aeronave ao veloz animal de pele manchada.
REGISTRO – Eleita pela revista Quatro Rodas, da Editora Abril, como a praia mais bonita do Brasil em 2003, Perobas é atrativo turístico.
PRAIA DO MUNICÍPIO DE TOUROS.
ACESSO – BR 101/RN 023.
DISTÂNCIA DE NATAL – 108 km.
PUBLICIDADE



0 comentários:

Postar um comentário

 
Support : Fotos | Contatos | Sobre
Copyright © 2011. TourosRN - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Ozildo Terceiro